sábado, 12 de julho de 2014







A selvajaria e o caos reinante no areal provocado pelo estacionamento abusivo de autocarros e auto caravanas mereceu a minha crítica e motivou a apresentação de uma proposta de recomendação de deslocalização do estacionamento desse tipo viaturas para a periferia do centro histórico, nomeadamente para o espaço exterior da Expolima e para um terreno municipal da antiga ETAR localizado perto da ponte de Nossa Senhora da Guia.
Apresentei também uma proposta de abertura das cantinas escolares durante o período de férias para o fornecimento do almoço aos alunos oriundos das famílias carenciadas devidamente identificados pelo escalão A.






Cantinas escolares abertas durante as férias

A grave e persistente crise económica que o país atravessa reflete-se inevitavelmente no bem-estar dos portugueses, principalmente dos mais desfavorecidos
As restrições salariais, o corte nas pensões, o desemprego, a falta do primeiro emprego e a precariedade são sintomas dum país em crise exigindo do governo medidas de contenção que, apesar de impopulares, são imperativas para se atingirem as metas orçamentais e a consequente recuperação da economia, que nos devolverá a melhoria da qualidade de vida.
Este é um momento de grave crise social, a que um conjunto de instituições particulares de solidariedade social não está alheia, procurando responder a apelos aflitivos de famílias em rotura económico-financeira, provocada especialmente pelo desemprego de ambos os membros do casal.
Ponte de Lima não está imune a este fenómeno, daí o trabalho meritório da Santa Casa da Misericórdia que serve mensalmente cerca de 1000 refeições através do programa das cantinas sociais. 
A Conferência de S. Vicente de Paulo também tem correspondido a muitos apelos e o Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo, através de algumas instituições locais tem desenvolvido um papel importante no fornecimento de géneros alimentares a famílias do concelho.
Todavia constatamos que na última campanha de angariação de alimentos, junto dos hipermercados de todo o país, realizada pelo Banco Alimentar, no fim de semana de 31 de Maio e 1 de Junho, os resultados foram inferiores ao habitual. É um sinal preocupante de que alguns contribuintes passaram à condição de necessitados.
Por auscultação da comunidade educativa, docentes e associações de pais, muitas crianças apenas têm uma refeição digna desse nome, que é o almoço da escola. Muitas delas levam a fruta e alimentos que sobram para casa.
É precisamente neste espaço que as autarquias devem intervir, colaborando com o trabalho das instituições quando estas começam a sentir dificuldades para responder a todas as solicitações. 
Nesse sentido venho propor que as cantinas escolares, durante as férias que se avizinham, se reconvertam em cantinas sociais, mantendo o fornecimento do almoço aos alunos oriundos das famílias carenciadas e que já estão identificados pelo escalão A.
O Município de Ponte de Lima ao assumir esta medida humanitária prestará às famílias e às crianças limianas mais carenciadas um serviço social que contribuirá para elevar no nosso concelho os níveis da dignidade humana. 




Zona ribeirinha transformada numa central de camionagem

A eleição da Câmara Municipal de Ponte de Lima para liderar a Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico representa assumir uma responsabilidade redobrada que deve traduzir-se em medidas concretas de salvaguarda e reabilitação do nosso património paisagístico, arquitetónico e edificado, impedindo que o mesmo seja degradado e desfigurado.
O limiano atento já deve ter presenciado o espetáculo de cada domingo, na margem esquerda do rio Lima, na marginal nobre da vila. São autocarros, uns quase em cima dos outros, automobilistas “enlatados” e aflitos a tentar “safar-se” no meio da confusão que se instala. São caravanas e autocaravanas perfiladas junto à margem do rio, proporcionando uma paisagem de parque de campismo improvisado, de aspeto absolutamente horripilante.
Este problema tem vindo a ganhar uma dimensão preocupante e a zona ribeirinha entre pontes transformou-se, nos últimos anos, numa central de camionagem e parque de autocaravanas, dando a imagem de uma verdadeira balburdia que não dignifica Ponte de Lima e representa uma séria ameaça à beleza paisagística e arquitetónica do centro histórico, da zona ribeirinha e do rio Lima.
Entendo que Ponte de Lima merece mais e melhor e há excelentes condições para manter os níveis de hospitalidade que nos caracterizam, sem afastar visitantes do centro da vila.
Existem alternativas na periferia do Centro Histórico para acolher esse tipo de veículos. Uma dessas alternativas está a norte, no espaço exterior da Expolima ou noutro local que se entenda apropriado para o efeito, nomeadamente o terreno municipal da antiga ETAR, localizado perto da ponte de Nossa Senhora da Guia.  

Pelos motivos expostos recomendo à Câmara Municipal que tome medidas no sentido de impedir o estacionamento de autocarros, caravanas e autocaravanas na zona ribeirinha entre pontes, deslocalizando-o para os locais referidos.
 


Terreno para construção de acesso a pavilhão de exposições 

Na qualidade de vereador do PPD/PSD de Ponte de Lima abstenho-me da votação da proposta de venda apresentada pelo Senhor José de Sousa Machado Ferreira Neves e Maria Silvina Hargreaves da Costa Macedo Ferreira Neves, de um prédio rústico, localizado na freguesia da Ribeira, com a área de 4.835 m2, pelo preço de 10,50 euros/m2, por considerar que além da informação do Chefe da Divisão de Estudos e Planeamento da Câmara Municipal, de 17 de junho de 2014, constante no processo, deve ser solicitado também parecer de um avaliador externo, garantindo desse forma a uma avaliação mais isenta, tendo em consideração as características e a localização do terreno em causa.