segunda-feira, 4 de agosto de 2014






No período de antes da ordem do dia foi aprovado voto de felicitações ao canoísta do Clube Náutico Fernando Pimenta pela conquista de duas medalhas de bronze nos europeus de canoagem e à atleta Ana Rita Vale, dos Batotas, pela conquista de uma medalha de bronze em BTT. Foi ainda aprovado um voto de felicitações à organização da Feira de Caça e Pesca.

Na minha intervenção manifestei preocupação pelo despedimento de trabalhadores limianos da extinta firma Monte & Monte e solicitei a intervenção da Câmara Municipal no sentido de exercer a sua  influência institucional para ajudar a salvaguardar os direitos desses trabalhadores.

Solicitei ainda informação sobre a visita dos técnicos da Direção Geral do Património Cultural ao local onde foi colocado abusivamente o busto de Santiago e quis saber se já existia parecer sobre o assunto. Foi-me dito que foram solicitadas pela referida Direção Geral fotografias e a indicação de um local alternativo para a sua localização.

Dei conhecimento ao executivo de mais uma lamentável descarga de efluentes no rio Lima e de uma situação concreta de poluição junto à zona das piscinas municipais, bem perto das instalações do Clube Náutico. Exigi que a Câmara Municipal exerça fiscalização rigorosa e séria para se apurarem responsabilidades. Solicitei ainda a intervenção urgente dos serviços camarários competentes no combate à proliferação das espécies infestantes que estão a invadir as margens do rio e a prejudicar a sua beleza natural. Em resposta o presidente da autarquia disse que o município está atento à situação e à espera de autorização da Agência Portuguesa do Ambiente para equacionar uma intervenção.
A situação caótica do estacionamento na zona do areal, principalmente durante os fins de semana mereceu mais uma vez o meu reparo.

FEIRA DO LIVRO DESCONTO NAS PUBLICAÇÕES

Não concordei com a proposta do executivo da maioria CDS/PP de promover descontos de apenas 20% na venda de publicações municipais durante a realização da Feira do Livro. 
Em alternativa ao valor reduzido apresentado propôs um desconto de 50%, valor que no meu entender torna mais acessível a compra dessas publicações a um maior número de pessoas, principalmente a leitores com parcos recursos financeiros. Lamentavelmente e como tem sido habitual a maioria não foi sensível à sugestão apresentada, referindo limitações orçamentais (VER DECLARAÇÃO DE VOTO).

CARTÃO SÉNIOR -  "UMA MÃO CHEIA DE NADA"

Em 9 de junho apresentei uma proposta de regulamento do CARTÃO DO IDOSO. Essa proposta previa a redução de 50% no pagamento do consumo de água para fins domésticos até 5 m3 mensais; a isenção de 50% no pagamento de taxas, tarifas e preços devidos pelos serviços prestados pelo município e a comparticipação de 25% na aquisição de medicamentos, sobre a parte que compete ao utente. A maioria seguindo a prática habitual chumbou essa proposta justificando com o velho argumento que a mesma implica gastos elevados e incomportáveis pelo Município. Opinião diferente têm muitos municípios no país, como é o caso do município de Vila Nova de Cerveira cujo o cartão do idoso é um caso de sucesso e com custos perfeitamente aceitáveis.

Os benefícios propostos no Cartão Municipal Sénior apresentados pela maioria nesta reunião são redutores e desrespeitadores dos interesses e das necessidades dos idosos, além de ostentar com clareza, a falta de consideração pela terceira idade, especialmente os idosos que não estão institucionalizados e uma grave descriminação relativamente aos idosos acamados e aos que sofrem de deficiência profunda.

Esses benefícios limitam-se apenas à redução em 50% nas entradas para os espetáculos culturais, desportivos, recreativos e outros organizados pelo Município de Ponte de Lima; em entradas nos museus municipais; em ações de formação do Ciclo de Ateliers de Arte; nas entradas no Campo de Ténis, nas Piscinas Municipais e na Piscina Descoberta do Festival de Jardins. 
O proposto pela maioria CDS/PP além de tratar de igual forma os idosos com rendimentos acima da média e os mais carenciados, apenas contempla um conjunto de medidas de acesso a espaços e a iniciativas municipais que não contribuem para atenuar as dificuldades dos cidadãos mais carenciados em áreas do foro social (VER DECLARAÇÃO DE VOTO).

ENTRADA GRATUITA NO FESTIVAL DOS JARDINS

Lamentei que o pedido formulado pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Feitosa para acesso gratuito e pontual ao Festival de Jardins fosse recusado pela maioria CDS/PP. No meu entender, o Festival de Jardins é um espaço municipal de grande interesse pedagógico, cultural e ambiental que deve estar ao serviço da comunidade, principalmente das nossas associações, sempre que formalmente solicitado (VER DECLARAÇÃO DE VOTO).


ESPETÁCULO MUSICAL - "VALORES EXAGERADOS"

A proposta de contratação do espetáculo musical de "Expensive Soul & Jaguar Band", agendado para o mês de agosto, mereceu o meu reparo devido ao investimento elevado em causa (23.983,00 euros). Por si o custo deste espetáculo constitui um investimento sem retorno, de risco elevado, sem que haja necessidade de se tomar.
Contextualizando globalmente as atividades municipais e mediante posições que a maioria representativa do executivo tem tomado perante um conjunto diverso de propostas por mim apresentadas, especialmente as de natureza social, votando contra, será muito difícil de entender que num momento tão difícil para todos os portugueses, para todos os limianos, a prioridade da política municipal se direcione na contratação de espetáculos deste valor (VER DECLARAÇÃO DE VOTO).