O DEFINHAR DO COMÉRCIO TRADICIONAL

O comércio tradicional em Ponte de Lima continua a enfrentar imensas dificuldades de sobrevivência. O número de estabelecimentos comerciais, principalmente na zona histórica, que encerram as portas tem aumentado, dando lugar, em alguns casos, a um novo tipo de comércio, onde proliferam produtos baratos e de baixa qualidade.
A desertificação do centro histórico e o afastamento de pessoas e consumidores para os novos núcleos residenciais e para as grandes superfícies tornam necessário acelerar a modernização comercial, a recuperação e a revitalização do tecido urbano, especialmente na zona histórica, onde os problemas são mais evidentes. É uma realidade preocupante e que justifica a oportunidade de uma reflexão profunda e envolvente sobre esta problemática.
É bom lembrar que Assembleia de Freguesia de Ponte de Lima elaborou sobre este assunto um estudo objectivo, que identifica problemas e propõe soluções. É um bom instrumento de trabalho que não deve ser arquivado, mas sim aproveitado para gerar a discussão pública e quebrar a estranha apatia generalizada que se vive em Ponte de Lima em relação a um problema grave que afecta sobretudo os comerciantes limianos.