A duas mortes ocorridas recentemente na pedreira de Arcozelo confirmam a falta de condições de higiene e segurança no trabalho existentes neste espaço de extracção de granito.
Segundo a Autoridade para as Condições do Trabalho morreram desde o início do ano sete pessoas em pedreiras portuguesas. Ainda segundo esta entidade os acidentes estão associados à utilização de equipamentos motorizados e a situações de esmagamento, como foi o caso ocorrido em Arcozelo.
Além dos acidentes de trabalho, as doenças profissionais resultantes da exposição a poeiras, ao excesso de ruído e à utilização de produtos químicos são um problema preocupante devido ao número elevado de trabalhadores afectados, após alguns anos de laboração.
As pedreiras de Arcozelo são uma actividade importante na dinâmica económica do concelho. No entanto, os atentados que estão a ser cometidos contra o património ambiental e as condições precárias em que se encontram os trabalhadores, exigem das entidades responsáveis medidas urgentes que acabem definitivamente com a impunidade de quem não cumpre as exigências legais associadas a este sector de actividade.