quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Festival de Jardins uma referência internacional

A Revista Jardin, de Buenos Aires, na Argentina, vai publicar um artigo sobre paisagismo internacional em Portugal, no qual é entrevistado Manuel de Carvalho e Sousa, arquitecto paisagista, Licenciado em Arquitectura Paisagista, pela Universidade de Évora, Mestre em Património e Turismo, pela Universidade do Minho e ex-docente da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Manuel Sousa apresentou alguns projectos para o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima. No referido artigo vão ser divulgadas fotos de vários trabalhos deste arquitecto, nomeadamente o "Jardim do Conhecimento", da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, apresentado no citado Festival de Jardins, na edição do ano de 2006. De referir que este Jardim foi doado pela Câmara Municipal de Ponte de Lima à cidade do Porto.

O "Jardim do Conhecimento" tem a forma de um cérebro sobrevelado em relação à restante área verde, com vegetação cinza que pretende simbolizar a massa cinzenta desse mesmo cérebro. Ao mesmo tempo, numa espiral metricamente desenhada, estão dispostas quatro oliveiras que marcam, no seu conjunto, o conhecimento dos quatro cantos do mundo. “A oliveira é uma árvore da cultura mediterrânica, muito ligada a alguma mitologia.