A Assoación Cultural Civitas Limicorum de Xinzo de Limia, com o apoio da Câmara Municipal de Ponte de Lima, apresentou ontem, no Teatro Diogo Bernardes, a publicação "Limia - O Río do Esquecemento".
Trata-se de um livro ilustrado com excelentes fotografias, acompanhadas de textos que falam do Rio Lima desde a nascente até à foz e destacam a sua história e a mitologia associada aos contactos dos romanos com a região da sua bacia hidrográfica. De realçar o contributo do escritor Limiano Cláudio Lima, que evoca poetas e prosadores que sobre ele escreveram.
A parte final do livro ilustra a "Festa do Esquecemento", que se celebra em Xinzo de Limia, na penúltima semana de Agosto, para assinalar a chegada até à margem esquerda do Rio Lima das legiões romanas comandadas pelo general Décimo Júnio Bruto.
O Rio Lima foi e continua a ser uma mais valia natural para o desenvolvimento das regiões que atravessa. Que esta publicação sirva também para uma reflexão séria e profunda sobre os problemas que o afectam e que poderão colocar em causa a sua sobrevivência.