domingo, 22 de fevereiro de 2009

TVG em Ponte de Lima

dominou Assembleia Municipal

Como era esperado o tema dominante na reunião da Assembleia Municipal realizada no dia 20 de Fevereiro de 2009 foi a publicação em Diário da República de dois corredores de medidas preventivas para passagem do TGV em Ponte de Lima, na ligação entre Porto e Vigo, cuja conclusão está anunciada para 2013.
Os presidentes das Juntas de Freguesia da Ribeira e de S. Pedro d'Arcos, Anibal Amorim e Noé Castro, cujas freguesias são visadas nas soluções previstas, manifestaram-se inconformados e nas suas intervenções apelaram ao presidente da Câmara Municipal e aos membros da Assembleia para se unirem na constestação aos traçados apresentadas.
Daniel Campelo, presidente do município limiano, considerou que a passagem do TGV é um dos maiores problemas de sempre na história de Ponte de Lima, referindo que o impacto negativo sobre o património ambiental e urbanístico do concelho será muito elevado. Visivelmente incomodado com o assunto, Daniel Campelo considerou muito difícil que o Governo recue nas decisões já tomadas sobre o assunto.
Entre muitas críticas apresentadas à forma como o poder central conduziu este processo, foi decidido, na sequência da sugestão apresentada pelo Presidente da Mesa da Assembleia, Abel Baptista, a elaboração de uma moção a condenar a tramitação processual e os corredores previstos.