terça-feira, 15 de setembro de 2009

Rio Lima e zona ribeirinha na agenda eleitoral

A candidatura de Filipe Viana foi a primeira a apresentar o seu programa eleitoral. Trata-se de um documento que apresenta medidas e ideias inovadoras para o desenvolvimento do Concelho. O Rio Lima e a recuperação da zona ribeirinha merece destaque, referindo o seguinte: "Reconhecer no Rio Lima a importância que tem para a região e devolver-lhe o lugar de destaque na organização da Sede do Concelho. O Rio Lima, até aqui esquecido,deve reassumir um papel fundamental na vida dos Limianos, como local de recreio para actividades náuticas, com praias fluviais ao longo das suas margens, a montante e a jusante da vila, mas com condições de navegabilidade atractivas àsua procura.
· Promover estudos para a requalificação da zona ribeirinha da vila entre pontes (passeio e areal): estudo de acessibilidades para peões e ciclistas ao centro da vila partir dos bairros e povoações limítrofes.
· Efectuar o desassoreamento no Rio Lima, pois consideramos um desígnio constante e prioritário, não só pela beleza, mas também pela qualidade de água, reprodução das espécies e necessidade da sua navegabilidade."

Também Carlos Matos, candidato do PS, no acto de apresentação da sua candidatura falou do Rio Lima, nomeadamente da recuperação do areal e das margens do rio. Segundo Carlos Matos a retirada dos automóveis do areal passa pela construção de um parque estacionamento subterrâneo com preços acessíveis à população limiana.
As propostas já apresentadas pelas duas candidaturas, apesar de ainda serem muito vagas e genéricas, demonstram que o tema vai estar na agenda da campanha das próximas eleições autárquicas. Aguarda-se com alguma expectativa as propostas das candidaturas do CDS/PP e da CDU para essa importante zona da vila de Ponte de Lima.