domingo, 23 de fevereiro de 2014

Poda dos Plátanos pode não ter cumprido requisitos legais.

Árvores classificadas de INTERESSE PÚBLICO
 
intervenção carece de autorização

Associação Árvores de Portugal apresentou queixa no Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente. A denúncia surge na sequência de poda efetuada a duas árvores na Avenida dos Plátanos, na vila de Ponte de Lima, ao arrepio da lei.
Os plátanos da avenida estão classificados como árvores de interesse público (D.G. nº 148 II Série de 28/06/1940). Segundo o disposto no nº 5 do Artigo 4º da Lei nº 53/2012, de 5 de Setembro, que aprova o regime jurídico da classificação de arvoredo de interesse público, nenhuma árvore de interesse público poderá ser cortada ou desramada sem autorização prévia do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, sendo todos os trabalhos efetuados sob a sua orientação.
 
A confirmar-se que a poda realizada pela Câmara Municipal não cumpriu os requisitos legais constituiu uma contraordenação muito grave com coimas previstas de 100 a 500 mil euros.
 
No âmbito das minhas funções de vereador vou solicitar ao Presidente da Câmara informação sobre o assunto com o objetivo de saber se a referida intervenção foi executada de acordo com a legislação em vigor, como seria expectável.