quinta-feira, 20 de março de 2014

Maioria recusa Centro de Medicina Desportiva em Ponte de Lima


Uma visão ultrapassada de democracia
Não tem sido fácil trabalhar com o executivo maioritário que gere os destinos do município. Na qualidade de vereador do PPD/PSD tenho procurado apresentar diversas ideias para o concelho. Não são ideias apenas minhas e fruto só do meu trabalho, mas de muitos limianos com experiência em várias áreas que vivem e acompanham a sua terra. Parece existir  complexo em votar favoravelmente propostas válidas apresentadas pela oposição. Exemplo disso é a sugestão de criação do Provedor do Munícipe, uma figura da sociedade limiana, não remunerada, com competências para intervir junto dos serviços ou dos eleitos, aconselhar, zelar pelos interesses dos munícipes, dialogar com o executivo municipal, orientar e auxiliar no acesso dos munícipes aos serviços e ao executivo. Mais recentemente, a maioria recusou a possibilidade de criação de um Centro de Medicina Desportiva capaz de suprir uma lacuna existente em Ponte de Lima, o concelho com maior número de praticantes desportivos no distrito. A seguir apresento a proposta que levei a reunião da Câmara Municipal no dia 17 de Março de 2014.

 PROPOSTA
Centro de Medicina Desportiva

O Concelho de Ponte de Lima é o mais representativo na Associação de Futebol de Viana do Castelo e no Instituto de Atividades dos Tempos Livres (INATEL), em número de praticantes desportivos na modalidade de futebol e de futsal. Além destas modalidades devemos sublinhar a presença no basquetebol, hóquei em patins e patinagem artística, natação, ballet, btt  e canoagem.

É um número elevado de jovens que dedicam algum do seu tempo à atividade desportiva. Cumpre ao Município contribuir para a melhoria das condições de prática desportiva, sendo reconhecido que em matéria de infraestruturas a situação é positiva. Os campos de futebol de piso sintético e os pavilhões são uma evidência dessa positividade.

Contudo a atividade desportiva assenta essencialmente na formação do homem, devendo contemplar todas as vertentes que proporcionem o seu enriquecimento pessoal e da sua saúde mental e física.

Nesta matéria cabe aos clubes adotar uma política de prevenção disponibilizando serviços que garantam este equilíbrio entre o gosto pela prática desportiva e as condições físicas e anímicas para o seu exercício. Sabemos que os clubes não têm possibilidades financeiras para dar este apoio nas melhores condições de segurança e fiabilidade.

Numa sociedade moderna em que devem existir preocupações para garantir plenamente as condições de assistência na saúde a todos os cidadãos, muito mais se impõe que os praticantes desportivos sejam alvo de uma atenção especial consonante com a sua atividade física sujeita a solicitações intensas e a dar respostas em tempo certo.

Neste sentido deve-lhes ser prestado um conjunto de serviços de prevenção de lesões, de exames e diagnósticos que sustentam a sua condição para a prática desportiva. Para além dos exames normais (avaliação biométrica; eletrocardiograma; acuidade visual e auditiva; auscultação cardíaca, etc), deverão ter ao seu alcance em caso de emergência uma equipa dotada de desfibrilhador automático com capacidade para prestar o suporte básico de vida.    

Neste sentido proponho que o Município crie o Centro de Medicina Desportiva de Ponte de Lima, que será uma mais-valia para os clubes do concelho, uma garantia da saúde e assistência aos atletas, cidadãos limianos, e um excelente apoio aos clubes que como sabemos vivem em permanente dificuldade financeira. 

Ponte de Lima, 21 de Fevereiro de 2014

O Vereador do PPD/PSD,

(Manuel Pereira da Rocha Barros)