sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Ponte Medieval - Incúria e Abandono

A ponte medieval que atravessa o rio Lima, cuja origem data do século I da nossa era, é uma importante referência do património limiano construído, assumindo um lugar de destaque na afirmação de Ponte de Lima como vila histórica.
Lamentavelmente, este ex-libris encontra-se numa situação de abandono visível aos olho
s de todos os limianos e visitantes, nacionais e estrangeiros. O granito que caracteriza a sua arquitectura e lhe confere imponência monumental e artística está infestado de vegetação. A beleza geométrica da sua estrutura não pode ser contemplada na sua plenitude devido à acumulação de imenso matagal. Existem ferros de feirantes cravados nas paredes, caixas estanques da EDP, cabos eléctricos pendurados, grafites e candeeiros a necessitar de conservação e pintura. As arcadas da margem esquerda servem de abrigo ao estacionamento, sendo visível na superfície das pedras os efeitos da poluição automóvel.
Esta situação de incúria e abandono já foi oportunamente denunciada em reunião da Assembleia Municipal. Espera-se que os responsáveis por zelar pela sua protecção e manutenção despertem do sono profundo em que se encontram e tomem medidas para dignificar este importante e único monumento de arquitectura civil, romana e gótica herdado dos nossos antepassados. É ridiculo falar de "Ponte de Lima, Terra Rica da Humanidade" com a ponte medieval sobre o rio Lima no estado lastimável em que se encontra.