sábado, 30 de junho de 2007

Ecovia - Ponte de Lima / Bertiandos

O troço da Ecovia compreendido entre a vila de Ponte de Lima e a freguesia de Bertiandos com ligação à Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos é um sucesso e uma aposta ganha pela Câmara Municipal de Ponte de Lima. A comprová-lo está o número crescente de pessoas que diariamente o percorrem. O percurso, com cerca de sete quilómetros, foi inaugurado em 2004. Caracteriza-se pela sua tipicidade e beleza natural, ligação ao Rio Lima e à paisagem marcadamente rural, de vinhedos e campos verdejantes.
O aumento do número de utilizadores que realiza o percurso a pé ou de bicicleta é um sinal de vitalidade, no entanto, tem criado diversos problemas de segurança tendo já ocorrido pequenos acidentes, felizmente sem consequências.
No sentido de evitar situações mais graves torna-se necessário, por um lado, manter permanentemente todo o trajecto limpo de alguma vegetação que invade o espaço de circulação e retira visibilidade, criando situações de perigo. Por outro lado, impõe-se a colocação de informação preventiva dirigida principalmente aos ciclistas com vista a alertar para os cuidados a ter na sua utilização. O local mais perigoso deste troço localiza-se na freguesia de Santa Comba devido à existência de uma curva acentuada, sem visibilidade para quem circula em sentido aposto. Esta situação poderá ser facilmente resolvida com a colocação de um espelho reflector.
Haverá concerteza outras medidas que poderão ser propostas para melhorar a segurança dos utilizadores da Ecovia. Deixo espaço aberto neste blog aos leitores para apresentarem outras sugestões.