sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

PLANO ESTRATÉGICO ECONÓMICO E SOCIAL

Preocupado com a situação do comércio tradicional, com os pequenos empresários do sector agrícola e florestal e com a deslocalização de empresas industriais para fora do concelho, Abel Baptista, na qualidade de Presidente da Assembleia Municipal, vai propor na próxima reunião deste órgão, que se realiza no dia 29 do corrente mês, a constituição de um grupo de trabalho com o objectivo de elaborar um plano estratégico de desenvolvimento económico e social do Município de Ponte de Lima.
Também a CDU, através do seu representante, Acácio Pimenta, vai propor a formação de um comissariado com o objectivo de criar uma sociedade de reabilitação urbana formando parcerias com entidades privadas e o governo e a criação de um gabinete técnico específico para apoio, coordenação e acompanhamento na reabilitação e reconstrução das habitações degradadas do Centro Histórico, e na revitalização do comércio local. Vai propor ainda a criação de benefícios aos proprietários de edifícios a recuperar.
A Assembleia Municipal vai, no uso das suas competências, debruçar-se finalmente sobre um tema de muita importância para o futuro do desenvolvimento económico de Ponte de Lima.
As propostas referidas vão ao encontro das preocupações do grupo de reflexão, constituído em Junho de 2006, pela Assembleia de Freguesia de Ponte de Lima, que elaborou um estudo, no qual são identificadas as dificuldades sentidas pelo comércio tradicional e apresentadas recomendações para problemas existentes. Curiosamente, a discussão e análise mais aprofundada deste importante estudo, viria a ser rejeitada pela maioria CDS-PP, em reunião da Assembleia Municipal de Junho de 2007.