
Ponte de Lima é uma terra com história, tradições e costumes culturais e religiosos ainda muito enraizados na vivência do povo. A Páscoa é uma dessas tradições, na qual a Ressurreição de Jesus é vivida com especial intensidade espiritual e muita alegria. O "compasso" leva a visita de Cristo Crucificado às casas, onde é dada a notícia da Sua Ressurreição e as pessoas beijam a Cruz. É uma visita que se estende pelo Domingo de Páscoa e em algumas freguesias pela Segunda-Feir
a. É um momento de encontro e confraternização único, que a comunidade limiana, nas suas freguesias, vive intensamente.

O limicorum esteve na pequena, mas encantadora freguesia de Bertiandos e pode testemunhar a envolvência dos paroquianos no dia de Páscoa e na preservação da tradição do "compasso pascal". Nesta freguesia o mordomo é escolhido de acordo com a data da realização do seu casamento. A sua função é levar a Cruz no dia de Páscoa, cabendo-lhe ainda a responsabilidade de assegurar durante um ano a limpeza da Igreja paroquial e os serviços de sacristão.
No cair do crepúsculo, as pessoas juntam-se perto do Cruzeiro e esperam pela chegada do compasso, para, depois, o “clamor” seguir em direcção à Igreja da paróquia onde são realizadas as últimas celebrações religiosas.