quinta-feira, 17 de abril de 2008

Vaca das Cordas - 21 de Maio de 2008

A Câmara Municipal de Ponte de Lima atribuiu, na reunião realizada no dia 7 de Abril, um subsídio de 2.750.00 euros, à Associação dos Amigos da Vaca das Cordas.
Trata-de de um apoio perfeitamente justificável atendendo ao contributo da corrida da "Vaca das Cordas" para o reviver de tradições limianas que valorizam a história de Ponte de Lima.

A mais antiga referência que se conhece desta tradição remonta a 1646, em que um c
ódigo de posturas abrigava os moleiros do concelho, a conduzir, presa por cordas, uma vaca brava, sob pena de prisão e pagamento de 200 reis.
Quando se fala da "Vaca das Cordas", é justo referir o nome de Alcindo Dantas (na foto) e José Lima, dois limianos responsáveis pelo ressurgimento da tradição, após um período de interregno. Actualmente, Anibal Varela (na foto), neto do Alcindo Dantas, é um dos grandes entusiastas e organizador deste evento.

Recomenda-se aos interessados em conhecer melhor esta tradição a leitura do livro "A Vaca das Cordas em Ponte de Lima", do historiador limiano, Luís Dantas.
O Limicorum deseja à Associação dos Amigos da Vaca das Cordas os maiores sucessos na realização dessa iniciativa, prevista para o próximo mês de Maio.