quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Eleições autárquicas


As eleições deviam servir para o confronto dinâmico de ideias, projectos e acções para o desenvolvimento das regiões e do país. Nas campanhas eleitorais dos últimos anos pouco ou nada se tem discutido de interesse para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. É tudo muito fugaz, com excepção dos panfletos coloridos, pintados com frases bonitas e ilustrados com fotografias de candidatos meticulosamente escolhidas.
As eleições autárquicas ocorrem no mês de Outubro. São uma boa oportunidade para as forças políticas partilharem com o eleitorado as suas propostas.
Ponte de Lima debate-se com problemas graves de emprego e de crescimento económico, motivados pela incapacidade de se criar e desenvolver um parque industrial e comercial capaz de produzir riqueza económica. É uma debilidade que ainda não mereceu a devida atenção dos responsáveis do município, mas que está a tornar-se num verdadeiro pesadelo para os limianos.
Existem também problemas graves a nível ambiental em Ponte de Lima: as pedreiras, em Arcozelo, responsáveis pela destruição maciça do nosso património ambiental, e a poluição silenciosa do rio Lima, que tem provocado a destruição da sua fauna e a deterioração da qualidade das águas.
Seria interessante conhecer as propostas e as medidas concretas sobre estas temáticas dos partidos que lutam pelo poder.