segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Políticos e eleitores


Há políticos que se vendem por um voto. Há políticos sem personalidade, que mudam em função de interesses. Há políticos que se aproximam quando precisam de votos e se afastam quando estão no poder. Há políticos de sorriso fácil, mas falso como Judas. Há políticos desonestos, que vivem do erário público e do trabalho dos outros. Há políticos que não respeitam a democracia e temem a alternância democrática. Tudo fazem para se manter no poder.
Mas afinal quem dá o poder a este tipo de políticos reinante na sociedade portuguesa? É o eleitorado, que no fundo é como os políticos. Há eleitores que se vendem por promessas: um emprego, um projecto aprovado, um subsídio atribuído. Há eleitores irresponsáveis, que votam porque gostam do penteado ou da gravata. Há eleitores que não pensam com a sua cabeça e se deixam influenciar pelo caciquismo.
Existem vários exemplos de cumplicidade e de falta de transparência entre políticos e eleitores que atestam esta realidade que se vive em Portugal. Recordo: Isaltino Morais, Valentim e Fátima Felgueiras. Podem ser corruptos e desonestos, mas o povo vota neles!