quinta-feira, 17 de abril de 2014

Tribunal de Ponte de Lima perde competências a partir de setembro


ESVAZIAMENTO DE COMPETÊNCIAS DO TRIBUNAL E HOSPITAL DE PONTE DE LMA
Na reunião da Câmara Municipal realizada no dia 14 de abril apresentei a seguinte recomendação no sentido de se defender os serviços básicos que são prestados à população limiana por várias instituições sediadas no concelho, nomeadamente o Tribunal e o Hospital de Ponte de Lima.

                                                         
                                             RECOMENDAÇÃO
 
A partir de 1 de Setembro de 2014 entra em vigor o Decreto-Lei nº 49/2014, de 27 de março, que regulamenta a Lei nº 62/2013, de 26 de agosto – lei da organização do sistema judiciário. Segundo esse diploma, o Tribunal de Ponte de Lima passará a ser classificado como tribunal de instância local de competência genérica, perdendo todos os processos relacionados com a família, os processos tutelares de menores, os processos-crime (crimes com pena superior a cinco anos) e os processos cíveis, cujo valor da ação seja superior a 50 mil euros. Todos estes processos passarão a ser da responsabilidade do Tribunal da comarca de Viana do Castelo, assistindo-se assim à desqualificação dos serviços prestados à população, com a agravante de obrigar as pessoas a deslocações onerosas e permanentes à sede do distrito. A concentração de grande parte dos processos em Viana do Castelo provocará dificuldades acrescidas no acesso à Justiça aos cidadãos limianos e menos equidade social, com prejuízo também para o desenvolvimento do nosso concelho.

O esvaziamento de competências do Tribunal de Ponte de Lima é um sintoma de outras medidas que poderão vir a ser tomadas na redução de funções das instituições sediadas no concelho, nomeadamente e a título de exemplo na eliminação de diversas valências no Hospital de Ponte de Lima.

Face ao exposto e para evitar que as instituições concelhias prestadoras de serviços básicos à população continuem a ser alvo de amputação, sem qualquer resistência aparente, recomendo ao Senhor Presidente da Câmara Municipal que apresente um voto de protesto, junto dos responsáveis pelas respetivas pastas ministeriais, contra as medidas tomadas e outras iniciativas previstas que impliquem redução de serviços. Mais recomendo que efetue todas as diligências ao seu alcance, no sentido de defender energicamente a manutenção dos serviços prestados à comunidade limiana.
Ponte de Lima, 14 de abril de 2014
O vereador do PPD/PSD
(Manuel Barros)