quarta-feira, 7 de maio de 2014

Rio Lima mais seguro NÃO; Apoio a famílias carenciadas NÃO.


RESUMO DA MINHA INTERVENÇÃO NA REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Ponte de Lima realizada no passado dia 28 de abril de 2014 apresentei vários temas para análise e discussão. Transcrevo o conteúdo das propostas mais relevantes. Infelizmente, não mereceram voto favorável da maioria, nomeadamente as propostas de apoio a famílias carenciadas e de medidas para um rio Lima mais seguro durante a época balnear. 

Maioria recusa apoio a famílias carenciadas  
Face à situação económica e financeira que o país atravessa, reconhecidamente difícil e que tem como consequência a degradação das condições de vida dos agregados familiares, a ação social constitui cada vez mais um dos domínios de intervenção prioritária das Autarquias Locais.
Também o Município de Ponte de Lima não deve ser alheio à situação de desemprego que atingiu os seus munícipes, alguns com dificuldade de resposta imediata no sentido de melhoria das suas condições, outros sacrificando a convivência familiar procuram no estrangeiro a satisfação da necessidade de subsistência da família.
O agravamento do desemprego abrange cada vez mais pessoas a tal ponto que atinge ambos os membros do casal, situações que igualmente se verificam no concelho de Ponte de Lima.
O Município deverá adotar medidas tendentes a evitar situações de extrema pobreza e de exclusão social, devendo contribuir para apoiar as famílias residentes no concelho que se encontrem nesta situação de especial vulnerabilidade.
Assim, entendendo o acesso ao consumo de água como um bem essencial, proponho a atribuição de um apoio social extraordinário que se traduzirá na isenção ou redução do valor da fatura da água e saneamento (ver Regulamento respetivo) - PROPOSTA REJEITADA

Revisão do PDM - cidadãos devem participar ativamente neste processo
Estando em vias de iniciar a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) cumpre-me apresentar esta proposta de recomendação, dada a pertinência do tema a tratar e da oportunidade de fazermos desta revisão um amplo exercício democrático e de cidadania através duma metodologia eficaz que seja altamente sensibilizadora, permitindo que as pessoas residentes no concelho se apercebam da importância deste processo para um melhor futuro de todos nós, sendo indispensável o aperfeiçoamento e qualificação das práticas de ordenamento conducentes à sustentabilidade do território.
Venho recomendar que seja elaborado um Guia Orientador – Revisão do PDM, que será um documento de apoio, indicando as fases e as metodologias de elaboração. Este Guia seria distribuído pelas freguesias, pelas entidades políticas e associativas e através de todos os meios de divulgação, de modo a que chegue a todos os cidadãos. RECOMENDAÇÃO A EQUACIONAR

Rio Lima mais seguro durante a época balnear
O elevado número de pessoas que durante a época balnear frequenta o rio Lima, principalmente o espaço entre a ponte de Nossa Senhora da Guia e a Capela de S. João, tem vindo a aumentar o risco de ocorrência de acidentes, conforme comprovam os casos ocorridos nos últimos anos, alguns deles com vítimas mortais.
Compete ao município efetuar todas as diligências ao seu alcance no sentido de assegurar que esse espaço do seu território concelhio, além de uma zona de lazer ímpar, que muito orgulha os limianos, seja também um local seguro e de confiança para os milhares de pessoas que o frequentam anualmente.
Neste sentido, recomendo ao senhor Presidente da Câmara Municipal que contate a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima e o Clube Náutico para equacionar a celebração de protocolos que possibilitem a vigilância e o patrulhamento do espaço entre a Ponte de Nossa Senhora da Guia e a Capela de S. João durante os meses de Junho, Julho e Agosto do corrente ano.
Mais recomendo a limpeza da área referida e a colocação de informação e sinalética que deve ser complementada com ações de sensibilização que contribuam para aumentar a cultura de segurança de todos os seus frequentadores. RECOMENDAÇÃO REJEITADA

Desporto Limiano soma e segue – Voto de Felicitações
 
O desporto limiano tem vindo nos últimos anos a obter resultados relevantes a nível regional, nacional e internacional. Os êxitos alcançados nascem do trabalho rigoroso e do empenho conjunto de atletas, treinadores, técnicos e dirigentes. Nunca é demais valorizar e reconhecer publicamente a dedicação e o contributo que a comunidade desportiva concelhia tem dado à promoção do desporto prestigiando a nossa terra e todos os limianos.
Neste sentido e tendo em consideração os feitos recentemente alcançados proponho à Câmara Municipal um voto de felicitações à Associação Desportiva e Cultural da Correlhã pela conquista da primeira Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo, a Catarina Ferreira, atleta da Escola Desportiva Limiana (EDL), que alcançou um feito inédito ao sagra-se campeã nacional de juniores de natação, no campeonato de juniores e a Fernando Pimenta, do Clube Náutico, pela vitória na Taça de Portugal, em k1 1000 metros.
Mais proponho que o voto de felicitações seja extensivo aos seus treinadores e aos dirigentes que com esforço contribuíram para a obtenção destes resultados.  VOTO APROVADO