segunda-feira, 19 de maio de 2014

Equipamentos e técnicos mudam para plateia; painel informativo retirado do centro histórico.


CÂMARA MUNICIPAL REUNIU NO DIA 12 DE MAIO


Realizou-se na passada segunda feira, dia 12 maio, mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Ponte de Lima. Dos vários assuntos agendados destacam-se a aprovação da celebração de diversos protocolos de transferência de verbas para as juntas de freguesia, a atribuição de subsídio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima e a abertura de procedimento para elaboração do projeto de beneficiação e reconstrução do açude do Rio Lima. No período antes da ordem do dia manifestei as minhas preocupações sobre vários temas, nomeadamente a mudança da régie no Teatro Diogo Bernardes e a retirada do painel informativo existente no passeio 25 de Abril. Apesar do deficit democrático inerente à maioria instalada no poder não lhe permitir reconhecer algumas das propostas válidas que têm sido apresentadas continuarei o meu trabalho na defesa dos interesses de Ponte de Lima.


Régie quebra equilíbrio e beleza arquitetónica da plateia do Teatro

Os serviços da Câmara Municipal decidiram mudar o local da régie do Teatro Diogo Bernardes. Todo o equipamento técnico passa de um espaço isolado e sem acesso do público (frisas) para a plateia, obrigando à eliminação de duas filas de cadeiras. Além das questões estéticas e arquitetónicas, a segurança entre a parte técnica e os espetadores não se encontra acautelada. A mudança realizada não foi uma boa medida, não só pelos inconvenientes referidos mas também porque a estrutura agora colocada perturba as pessoas que querem assistir a espetáculos com exigência de concentração quer na parte de luz, quer na parte de movimentos dos técnicos, quer ainda na comunicação que os referidos técnicos vão tendo que fazer para o palco. Na reunião da Câmara questionei sobre os motivos que levaram à referida alteração e se a mesma foi validada pela Inspeção Geral de Atividade Culturais. Em resposta às questões levantadas foi-me dito que a mudança se deveu essencialmente à melhoria das condições técnicas e que não foi pedido qualquer parecer.


Retirada de painel eletrónico prejudica munícipes

Com a instalação dos dois quadros interativos na zona histórica os serviços da câmara retiraram o painel eletrónico de informação geral que existia no passeio 25 de abril. Se analisarmos o papel informativo do painel retirado facilmente se conclui que, quer um equipamento, quer outro, não se substituem, porventura são complementares.
Por auscultação de várias pessoas, sinto a sua repulsa pelo facto de terem retirado o painel eletrónico, atitude que partilho por lhes assistir, em minha opinião,muita razão. O painel eletrónico permite consulta em simultâneo a um grupo de pessoas, em tempo de invernia possibilita consulta dentro duma viatura prestando um verdadeiro serviço público pelas informações úteis que continha, sendo um exemplo as farmácias de serviço e os números de telefone de instituições de interesse social como por exemplo a PSP e o Instituto de Apoio à Vítima.
A retirada do referido painel informativo levou-me  a colocar a seguintes questões ao presidente do município:
É uma retirada em definitivo? Se sim, qual o fundamento da decisão? Qual o custo do painel? Não será restringir informação a uma camada da população? Não será um desperdício de dinheiro público a sua retirada?
Por não concordar com a retirada definitiva, devido ao serviço público que presta, recomendei a sua recolocação de preferência no mesmo local ou em alternativa na zona escolar.  

 
Voto de Felicitações aos iniciados dos Limianos e ao Futebol Clube Cabaços

Na sequência dos votos de felicitações dirigidos a diversas associações e atletas concelhios pelos sucessos desportivos alcançados e aprovados pela Câmara Municipal em reuniões anteriores propôs um voto de felicitações à Associação Desportiva “Os Limianos” pela conquista da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo, no escalão de iniciados, e ao Futebol Clube de Cabaços que conquistou, pela primeira vez na sua história, a Taça Inatel Viana do Castelo.
Mais propôs que o voto de felicitações fosse extensivo aos seus treinadores e aos dirigentes que com esforço contribuíram para a obtenção destes resultados.  VOTO APROVADO