quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

PALAVRAS DO PRESIDENTE


Os discursos de Cavaco Silva, Presidente da República, têm merecido atenção especial da comunicação social, principalmente quando se referem à actuação do Governo. Assim aconteceu com a habitual mensagem presidencial de início de ano. Toda a imprensa relevou pormenorizadamente as palavras de Cavaco Silva.
Na sua intervenção, o Presidente da República, apesar de reconhecer progressos, como no controlo das finanças públicas, foi directo e objectivo ao avisar o Governo que “seria importante que os portugueses percebessem para onde vai o país em matéria de cuidados de saúde”. Com estas palavras Cavaco Silva deu voz às preocupações dos portugueses, principalmente das zonas já desfavorecidas do interior, agora afectadas pelo encerramento sistemático de vários serviços de urgência.
O discurso de Cavaco Silva parece assim entrar numa nova fase e ter começado a exigir obra feita ao Governo. O espaço de manobra de José Sócrates é cada vez menor e o seu Governo indicia sérias dificuldades para justificar os gigantescos sacrifícios exigidos aos cidadãos.